Dúvidas Frequentes

1: O que é o CELIN?

O Curso de Extensão em Língua Inglesa – CELIN faz parte do Projeto de Extensão de Ensino de Línguas (PRELIN) oferecido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. O curso é um projeto de extensão que tem como objetivo a formação de professores do curso de Letras e profissionais do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV, por meio do oferecimento de aulas do nível básico ao avançado. 

2: Como ingressar no CELIN e qual a duração das aulas?

O calendário do CELIN é elaborado de acordo com o calendário de graduação da UFV e é divulgado semestralmente, juntamente com o Regulamento do curso, antes do período de matrículas ou rematrículas. Após estar ciente das datas, regras e procedimentos do curso, você poderá ingressar no CELIN. As matrículas são feitas inteiramente on-line, na aba “Matrículas” neste site.

3: As aulas são presenciais ou remotas?

Devido à suspensão das aulas presenciais da UFV, em razão da pandemia da COVID-19, desde o segundo semestre de 2020 as aulas são oferecidas no formato inteiramente remoto, por meio de ferramentas como o Zoom e o Google Meet. A carga horária do curso é dividida entre aulas síncronas com duração de 1h20 e atividades assíncronas. Os dias e horários das turmas de cada nível são divulgados antes do período de matrículas e rematrículas na aba “Informações do semestre”. 

4: Preciso estar vinculado à UFV para frequentar o curso?

Não. O CELIN é um projeto aberto para a população de Viçosa e estudantes. Pode se matricular no CELIN qualquer pessoa com idade mínima de 15 (quinze) anos.

5: O CELIN oferece bolsas de estudos?

Sim. Bolsas para alunos regulares representam até 15% do total de vagas preenchidas. O CELIN utiliza o critério socioeconômico de carência e para concorrer à uma bolsa, deve-se aguardar a liberação do Edital de Pedido de Bolsa, apresentar os documentos exigidos e aguardar a divulgação do resultado. As bolsas concedidas são integrais, cobrindo 100% do valor do curso. Não são oferecidas bolsas parciais. 

Todo o processo é divulgado pelo site na aba “Bolsas” e é responsabilidade do aluno verificar todas as informações. A obtenção de bolsa não é garantia de vaga, sendo responsabilidade do aluno passar pelo procedimento padrão de matrícula. As bolsas são disponibilizadas uma vez ao ano, não havendo abertura de edital em outra data.

6: Qual a diferença entre os módulos intensivo e extensivo?

No módulo extensivo são oferecidas aulas 2x na semana, com carga horária total semestral de 45h/aula. Nesse caso, o nível é cursado em dois semestres (1A e 1B) e concluído em um ano. 

No módulo intensivo as aulas são oferecidas 3x na semana, com carga horária total semestral de 60h/aula. No intensivo, conclui-se um nível em um semestre (1I). 

Caso o aluno deseje, ele poderá trocar das modalidades extensivo para intensivo e vice-versa, desde que tenha concluído o nível cursado. O material e o conteúdo dos módulos são os mesmos

7: Qual o procedimento para servidores da UFV?

Bolsas para funcionários técnico-administrativos da UFV representam até 15% do total de vagas preenchidas. É de responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PGP – divulgar aos interessados os procedimentos para pleitear uma vaga. Caso as vagas para bolsistas estejam esgotadas, os servidores ainda poderão estudar no CELIN como alunos regulares. Os servidores somente poderão frequentar aulas no módulo extensivo de acordo com o regulamento próprio.

8: Como posso adquirir o material utilizado pelo CELIN?

A compra do material didático é de responsabilidade do aluno. O CELIN não comercializa os livros. Os livros podem ser adquiridos em livrarias ou pela internet. É proibido o uso de Xerox do material durante as aulas.

Para mais detalhes acesse: https://celin.ufv.br/material-didatico/.

9: Quais os horários e dias de aula?

O CELIN oferece turmas de acordo com a disponibilidade de seus professores. O horário é divulgado neste site, antes do período de matrículas e rematrículas de cada semestre.

10: O CELIN emite certificados de conclusão do curso?

Sim. Ao final de cada semestre letivo é possível que o aluno APROVADO e sem pendências em relação a materiais ou pagamentos solicite o documento comprovando a conclusão do nível. Atestados, Certificados e Declarações deverão ser solicitados por e-mail e serão emitidos em até três dias úteis conforme regulamento do curso

11: Já tenho conhecimento em Inglês, como proceder?

Para aqueles que já possuem experiência na língua inglesa, o CELIN oferece um teste de nivelamento gratuito, que consiste na aplicação de uma prova oral em vídeo chamada que possibilitará ao aluno se matricular em níveis superiores ao iniciante de acordo com o resultado do Teste. Esse resultado é válido somente para a matrícula no CELIN e para participar, o candidato deverá fazer inscrição online e cumprir todos os procedimentos descritos no regulamento e calendário próprios. O CELIN não emite nenhum tipo de declaração informando o resultado do Teste e o resultado não pode ser apresentado em hipótese alguma como comprovante de conhecimento em inglês para outros fins.

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail celin@ufv.br ou pelo Whatsapp (31) 3612-3008.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados